Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos condena repressão a manifestação na Ucrânia

"A violência e a intimidação não deveriam ter lugar na Ucrânia da atualidade", disse a porta-voz do departamento de Estado Jen Psaki

Washington - Os Estados Unidos condenaram neste sábado a violenta repressão a uma manifestação pacífica em Kiev e conclamaram os líderes da Ucrânia a respeitar os direitos de expressão e reunião do povo.

[SAIBAMAIS]Estes direitos "são fundamentais para uma saudável democracia e para o respeito aos valores universais que orientam a colaboração entre Estados Unidos e Ucrânia", destacou a porta-voz do departamento de Estado Jen Psaki. "A violência e a intimidação não deveriam ter lugar na Ucrânia da atualidade", disse Psaki.

"Os Estados Unidos condenam a violência por parte das autoridades contra manifestantes pacíficos em Kiev e pedem aos líderes ucranianos que respeitem o direito dos seus cidadãos à liberdade de expressão e reunião".

"Continuamos apoiando as aspirações do povo ucraniano visando uma próspera democracia europeia. A integração europeia é o caminho mais seguro para o crescimento econômico e o reforço da democracia ucraniana".

Leia mais notícias em Mundo

Dezenas de pessoas ficaram feridas neste sábado em Kiev quando a polícia dispersou com violência os manifestantes que pediam a renúncia do presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, por não ter assinado um acordo de associação com a União Europeia.

A repressão ao protesto na Praça da Independência, no centro da capital, começou de madrugada, depois de uma concentração de milhares de pessoas na noite de sexta-feira para protestar contra Yanukovich.