Jornal Correio Braziliense

Mundo

Barack Obama visita grevistas de fome para reforma migratória

Acompanhado da mulher, Michelle, o presidente foi até o "Mall", a grande esplanada no centro de Washington, para visitar o grupo em greve de fome, em um ato não previsto na agenda oficial

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou nesta sexta-feira (29/11) o grupo que faz greve de fome para exigir a reforma migratória por parte do Congresso, constatou o fotógrafo da AFP.

Acompanhado da mulher, Michelle, o presidente foi até o "Mall", a grande esplanada no centro de Washington, para visitar o grupo em greve de fome, em um ato não previsto na agenda oficial.

"O presidente e a primeira-dama visitaram as pessoas que participam da operação ;Fast for families; (jejum pelas famílias) sobre o Mall e apoia os que jejuam para obter a reforma migratória", disse um funcionário da Casa Branca que pediu para não ser identificado.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Instalados em barracas desde 12 de novembro passado na região do Capitólio, militantes dos direitos dos imigrantes iniciaram a greve de fome para exigir que a Câmara de Representantes aprove a reforma migratória. O Senado americano, de maioria democrata, já aprovou um projeto de reforma migratória, mas o texto se encontra paralisado na Câmara de Representantes, controlada pelos republicanos.

O texto aprovado no Senado contempla um caminho para a concessão de cidadania, sob rígidas condições e ao fim de um período mínimo de 13 anos. Os republicanos consideram a proposta uma anistia a pessoas que violaram a lei. Hoje, há cerca de 11 milhões de imigrantes em situação ilegal nos Estados Unidos.

Se não for aprovada agora, o cenário para a reforma se complica, já que poucos acreditam em um entendimento bipartidário em meio à campanha pelas eleições legislativas de meio de mandato de 2014.