Hong Kong - Oitenta e cinco pessoas ficaram feridas nas primeiras horas desta sexta-feira (29/11) - tarde de quinta no Brasil - quando uma embarcação de alta velocidade que fazia o trajeto entre Hong Kong e Macau bateu em um "objeto não identificado" na água, informaram as autoridades de Hong Kong. Este é o segundo acidente, em pouco mais de um ano, nas águas próximas de Hong Kong, um dos principais portos do mundo.
[SAIBAMAIS]Em outubro de 2012, uma colisão entre duas embarcações perto da costa causou a morte de 39 pessoas, o maior desastre marítimo em Hong Kong em 40 anos. Uma investigação concluiu um "longa série de erros" cometidos. O acidente no trajeto de Macau ocorreu às 01h20 (15h20 de quinta no horário de Brasília) perto da pequena ilha de Hei Ling Chau. O ferry "Madeira", um barco cujo casco se eleva e sai da água graças a elevação das asas submersas, transportava 105 passageiros e 10 tripulantes, quando atingiu um objeto, indicou a companhia de navegação TurboJet. Entre os feridos, três estão em estado grave. Não há desaparecidos. Três barcos dos bombeiros foram enviados para o local para procurar o objeto que causou o acidente, mas nada foi encontrado.
De acordo com um porta-voz da TurboJet, em entrevista à rádio RTHK, o alto número de vítimas se deve à falta de uso do cinto de segurança neste barco cujo interior se assemelha ao interior de um avião e que faz a viagem entre Hong Kong e Macau em uma hora. A rota marítima entre as duas ex-colônias é muito movimentada, com turistas e chineses de Hong Kong ou do continente que visitam o antigo território português para jogar em casinos ou desfrutar de suas atrações.