Um terremoto moderado, de magnitude 5,7, abalou nesta quinta-feira a região costeira de Bushehr, onde está localizado a única central de energia nuclear do Irã, anunciou a agência de notícias IRNA, sem fazer relatos de possíveis danos. O epicentro está localizado perto da cidade de Borazjan, cerca de 60 km ao nordeste de Bushehr.
"Até o momento, não há registro de vítimas", declarou o governador da província de Dashtestan, Alireza Khorani, citado pela agência Fars.
Ele falou de "casas e postes de energia danificados", acrescentando que equipes de resgate foram mobilizadas na área. Situada entre várias falhas sísmicas, a República Islâmica do Irã registrou muitos terremotos devastadores em sua história.
[SAIBAMAIS]Em abril, o sudeste do Irã foi atingido por um forte terremoto de 7,8, que causou uma morte do lado iraniano e quase 40 mortes no vizinho Paquistão. Foi o terremoto mais forte no país desde 1957.
O terremoto mais mortal nos últimos anos, em dezembro de 2003, causou 26.000 mortes em Bam (sul), um quarto da população da cidade. Em agosto de 2012, dois terremotos poderosos provocaram 306 mortes perto da cidade de Tabriz (noroeste).
Os países árabes do Golfo expressaram repetidamente suas preocupações quanto a confiabilidade da usina nuclear de Bushehr e ao risco de poluição radioativa em caso de acidente ou grande terremoto, mas o Irã e a Rússia sempre afirmaram que a usina de Bushehr atende aos padrões internacionais e estava sob o controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) .