Doha - O jogador de futebol franco-argelino Zahir Belounis deixou nesta quinta-feira (28/11) o Catar, depois de ter passado 17 meses retido no país por uma divergência salarial com seu clube. Belounis, de 33 anos, estava bloqueado no Catar desde junho de 2012 porque não tinha visto de saída. Ele apresentou uma denúncia contra seu clube, o Al Jaish (2; divisão), onde jogava desde 2007. Ele reclamava da falta de pagamentos, mas foi alertado que só conseguiria um visto de saída se desistisse da queixa.
[SAIBAMAIS]O Catar aplica para os trabalhadores estrangeiros o sistema de visto de saída, um documento sem o qual o estrangeiro não pode sair do país sem a autorização do patrão ou Kafil (patrocinador). O sistema da kafala, criticado pelas organizações de defesa dos direitos humanos, faz com que todo estrangeiro no Catar fique praticamente submetido à vontade do empregador.
O embaixador da França em Doha, Jean-Christophe Peaucelle, afirmou à AFP que a solução do ;caso Belounis; foi fruto de um "trabalho intenso entre a embaixada e as autoridades do Catar". O Catar, que tem muitos jogadores estrangeiros em seu campeonato de futebol, se prepara para receber a Copa do Mundo de 2022. Nos últimos meses o país recebeu muitas críticas pelas condições de trabalho dos estrangeiros nas obras do país.