Havana - A multa imposta por Washington de 252 milhões de dólares à petroleira suíça Weatherford International Ltd. por suas relações com Cuba, é "uma nova agressão" dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira (27/11) a chancelaria cubana.
"Esta nova agressão das autoridades norte-americanas confirma a denúncia feita por Cuba no último relatório" que foi "respaldado recentemente por 188 países da ONU", disse em um comunicado publicado em seu site Cubaminrex.cu.
A chancelaria acrescentou que também "ratifica o reforço do caráter extraterritorial da aplicação do bloqueio que existe durante os últimos anos".
Leia mais notícias em Mundo
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos alcançou na terça-feira um acordo com a companhia suíça sobre a violação das sanções impostas pelos Estados Unidos a países como Cuba, Irã e Sudão, pela Lei de Comércio com o Inimigo.
[SAIBAMAIS]O relatório apresentado por Cuba às Nações Unidas, no dia 28 de outubro, disse que "a indústria cubana de petróleo e gás é alvo das medidas desenhadas pelo governo norte-americano para evitar seu desenvolvimento".
Acrescentou que afeta "o acesso às tecnologias avançadas, aos produtos petrolíferos e ao financiamento necessário para seu crescimento. Há uma tentativa de paralisar o setor e dificultar as modernizações, as atualizações tecnológicas, o acesso a peças de reposição e a participação no processo de inovação".