A União Europeia e Israel chegaram nesta terça-feira a um acordo sobre sua futura cooperação científica, objeto de litígio devido a colonização dos territórios palestinos, informou à AFP um funcionário israelense.
"Após discussões entre a ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni, e a chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, União Europeia e Israel chegaram a um acordo sobre todos os assuntos pendentes relacionados à participação de Israel no programa (científico) Horizon 2020 da UE", destaca o comunicado.
O acordo abre caminho para a participação de Israel em outros programas da UE, que serão lançados em 1; de janeiro de 2014, destaca o texto.
[SAIBAMAIS]"Ele respeita inteiramente as exigências legais e financeiras da UE, e ao mesmo tempo as convicções políticas de Israel, preservando seus princípios", assinala o comunicado.
O acordo integra as diretrizes da UE, que preveem uma cláusula que exclui de sua cooperação, a partir de 1; de janeiro, instituições e empresas israelenses que têm atividades nos territórios palestinos (Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Faixa de Gaza) e sírio (Colinas de Golã) ocupados.