Londres - O governo britânico apresentou formalmente uma queixa a Espanha pela abertura de um malote diplomático na fronteira com Gibraltar, informou o Foreign Office.
"A embaixada britânica em Madri protestou formalmente ao ministério das Relações Exteriores espanhol com uma nota verbal e espera uma explicação urgente", disse um porta-voz do Foreign Office, que considerou o ocorrido uma "séria violação da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas". O jornal Gibraltar Chronicle informou que a Guarda civil abriu e revistou um malote diplomático na passagem de fronteira na sexta-feira.
[SAIBAMAIS]
"A correspondência oficial diplomática é inviolável", afirmou o porta-voz do governo conservador-liberal do primeiro-ministro David Cameron.
Leia mais notícias em Mundo
Este é o episódio mais recente de uma longa série de incidentes entre Espanha e Grã-Bretanha desde a instalação, em 24 de julho, pelas autoridades de Gibraltar de um recife de 70 blocos de cimento nas águas ao redor da colônia britânica de 7 km2 e 30.000 habitantes no extremo sul da Península Ibérica.