O Irã e as grandes potências reunidas no grupo 5%2b1 (EUA, GB, França, China, Rússia e Alemanha) se aproximam de um acordo sobre o programa nuclear de Teerã, afirmou o chefe dos negociadores iranianos, Abbas Araghchi, em meio ao terceiro dia de negociações em Genebra.
[SAIBAMAIS]"Nos aproximamos de um acordo em grande medida, mas apesar dos progressos realizados hoje, ainda restam temas importantes pendentes" para resolver, declarou o vice-ministro de Relações Exteriores e chefe dos negociadores iranianos, Abbas Araqchi, citado pela agência Mehr.
Araqchi "não confirmou ou desmentiu" as informações da imprensa iraniana segundo as quais o grupo 5%2b1 aceitou o "direito" de Teerã de enriquecer urânio em seu território. "As negociações ainda não terminaram", assinalou Araghchi.
Sinal de que as discussões avançaram nesta sexta, os chefes da diplomacia russa e americana, Sergei Lavrov e John Kerry, decidiram se unir às negociações em Genebra.
Lavrov "está em Genebra para participar das discussões sobre o programa nuclear iraniano", declarou a porta-voz russa Maria Sarkhova.
"Após consultar a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, e a equipe de negociadores no local, o secretário Kerry viajará a Genebra nesta sexta com o objetivo de reduzir as divergências e promover um acordo", disse a porta-voz do departamento de Estado Jen Psaki.
Segundo alguns ministros, será fechado um "acordo intermediário" de seis meses, que deve levar a um acordo global. Ele prevê a limitação do programa nuclear de Teerã - apontado por países ocidentais como uma fachada para obter a bomba atômica - em troca do relaxamento das sanções econômicas sobre o Irã.