Jornal Correio Braziliense

Mundo

Secretário de Estado americano, John Kerry, se une às negociações sobre Irã

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, também anunciou sua participação nos diálogos na cidade suíça

O secretário americano de Estado, John Kerry, parte nesta sexta-feira (22/11) para Genebra com o objetivo de participar das negociações entre Irã e as grandes potências sobre o programa nuclear de Teerã, visando promover um acordo.

"Após consultar a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, e a equipe de negociadores no local, o secretário Kerry viajará a Genebra nesta sexta com o objetivo de reduzir as divergências e promover um acordo", disse a porta-voz do departamento de Estado Jen Psaki.



Funcionários americanos assinalaram nesta sexta sua esperança sobre um acordo envolvendo o programa nuclear iraniano, apesar do diálogo "difícil" em Genebra.

[SAIBAMAIS]Psaki destacou que a decisão de última hora de Kerry de ir a Genebra não deve ser interpretada "como uma previsão do que vai ocorrer".

Já o porta-voz da Casa Branca Jay Carney revelou que "temos a esperança sobre a obtenção de um acordo". O anúncio da viagem de Kerry ocorre após avanços em Genebra, onde os negociadores iranianos preveem um acordo próximo.

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, também anunciou sua participação nos diálogos na cidade suíça.