Dois presidentes democratas, Barack Obama e Bill Clinton, prestaram uma silenciosa homenagem a John F. Kennedy, em seu túmulo nesta quarta-feira, marcando o 50; aniversário de seu assassinato.
Acompanhados de suas respectivas mulheres, a primeira-dama Michelle Obama e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, ambos depositaram uma grande coroa de flores azul e branca no túmulo de JFK, assassinado em Dallas, em 22 de novembro de 1963. Com as mãos no peito, eles se mantiveram em pé, juntos e em silêncio, enquanto o corneteiro tocava o lamento fúnebre militar "Taps".
Nesta quarta-feira à noite, Obama era esperado para mais uma homenagem ao legado de Kennedy, com um discurso na Smithsonian Institution, em Washington, D.C.
O túmulo de Kennedy e sua "chama eterna" estão localizados no tradicional Cemitério Nacional de Arlington. A "chama eterna" foi acesa pela mulher de Kennedy, Jacqueline, em seu funeral em 1963. Jackie foi enterrada ao lado de seu primeiro marido, o ex-presidente JFK, após sua morte em 1994.
A parente ainda viva mais próxima de JFK, sua filha Caroline, não compareceu à cerimônia desta quarta. Ela inicia agora um novo capítulo em sua vida, como embaixadora dos Estados Unidos em Tóquio.