Roma - O presidente francês, François Hollande, aconselhou o Irã "a dar respostas, e não (fazer) provocações" a respeito de seu programa nuclear, em entrevista concedida nesta quarta-feira em Roma.
[SAIBAMAIS]"É verdade que as propostas do senhor (Ali) Khamenei não podem ir no sentido do apaziguamento e da compreensão. Então, o Irã deve dar respostas, e não (fazer) um certo número de provocações", afirmou Hollande, ao ser questionado na entrevista coletiva após uma cúpula franco-italiana.
leia mais notícias em Mundo
Nesta quarta de manhã em Paris, o presidente francês já havia definido como "inaceitáveis", no Conselho de Ministros, as propostas do guia supremo iraniano, Ali Khamenei, segundo as quais Israel estaria condenado "a desaparecer". Hollande considerou ainda que essas declarações "complicam a negociação" em curso sobre o tema nuclear, acrescentou a porta-voz do governo francês, Najat Vallaud-Belkacem.
A posição "firme, mas não fechada" da França leva o presidente "a ser muito exigente há uns dez dias sobre o texto que está sendo negociado e a considerar que as condições não estavam suficientemente reunidas para conseguir um texto", completou a assessora.
"Desejamos, evidentemente, que as negociações tenham uma solução", disse a porta-voz, acrescentando que "queremos um acordo sério, sólido e que dê todas as garantias". "As declarações de Ali Khamenei complicam a negociação, pois são inaceitáveis", frisou.