Chicago - Os estados do meio-oeste dos Estados Unidos contabilizam nesta segunda-feira (18/11) os danos materiais gigantescos provocados por uma série de tornados, que deixaram seis mortos e dezenas de feridos. O fenômeno meteorológico que provocou a devastação em Illinois e Indiana perdeu força na madrugada de segunda-feira, à medida que avançava para o leste. Mas ainda há previsões de fortes chuvas, tempestades e tornados isolados nas próximas horas.
De acordo com Jonathon Monken, diretor da agência de controle de situações de emergência de Illinois, 70 casas foram totalmente destruídas em duas áreas do estado e centenas foram atingidas. Quatro abrigos da Cruz Vermelha foram abertos na região.
O tráfego aéreo foi interrompido no domingo e dezenas de milhares de casas ficaram sem energia elétrica. Os fortes ventos viraram carros, arrancaram árvores e derrubaram postes de alta tensão. O presidente Barack Obama foi informado da situação e acompanha os acontecimentos, informou a Casa Branca.