Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líbia: Confrontos deixam 15 mortos e pelo menos 95 feridos em manifestação

As autoridades ainda não sabem informar quantas vítimas são manifestantes atacados pela milícia Ghargur e quantas são as atingidas no ataque ao QG do grupo armado

Trípoli - Pelo menos quinze pessoas morreram e outras 95 ficaram feridas nesta sexta-feira quando milicianos atacaram uma manifestação pacífica em Trípoli, desencadeando confrontos armados, anunciou à AFP um porta-voz do Ministério da Saúde.

"Quinze mortos e 95 feridos, incluindo vários em estado grave, deram entrada nos hospitais de Trípoli nas últimas horas", declarou esse porta-voz, que não soube dizer quantas vítimas são manifestantes atacados pela milícia Ghargur e quantas são as atingidas no ataque ao QG do grupo armado, em represália. "É uma confusão total", disse.



Ele acrescentou que o registro pode aumentar nas próximas horas. "Feridos continuam a chegar aos hospitais", disse.

Um registro anterior indicava cinco mortos e 50 feridos.

Homens armados de diferentes milícias da capital invadiram e incendiaram a sede da milícia Ghargur, no sul de Trípoli, que antes tinha atacado a tiros manifestantes que exigiam a sua saída, indicaram testemunhas.

"Tripolitanos armados entraram no quartel da Ghargur. O local foi incendiado para que eles (os milicianos) não voltem. A maior parte dos integrantes da milícia tentou se refugiar em uma casa. Mas eles foram encurralados", indicou à AFP Ibrahim, que testemunhou o ataque.

Ibrahim disse que alguns membros da milícia ficaram feridos e outros "foram presos". Outras testemunhas afirmaram ter ouvido tiros e visto uma coluna de fumaça sair do bairro que dá nome ao grupo.

No início da noite, combates ainda eram registrados nas ruas desse bairro residencial, segundo testemunhas.