Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã fez pausa na expansão de atividades nucleares, afirma relátorio da AIEA

Apenas quatro centrífugas estão em atividade em sua central de enriquecimento de urânio de Natanz e a taxa de produção de urânio enriquecido a 5 e 20% "continua a mesma", indicou a agência

O Irã fez uma pausa na expansão de sua produção e de suas instalações nucleares nos últimos três meses, segundo um relatório da Agência de Energia Atômica (AIEA) publicado nesta quinta-feira (14/11).

Apenas quatro centrífugas estão em atividade em sua central de enriquecimento de urânio de Natanz e a taxa de produção de urânio enriquecido a 5 e 20% "continua a mesma", indicou a agência da ONU em seu relatório.

Segundo a mesma fonte, o Irã não ativou nenhuma das centrífugas na nova geração IR-2M, adquiridas recentemente, e "nehum componente importante" foi isntalado no local do reator em construção de Arak.


As centrífugas IR-2M preocupam a comunidade internacional, porque diminuiriam consideravelmente o tempo que o Irã levaria para enriquecer uma quantidade de urânio suficiente para produzir armas atômicas.

Já o reator de Arak poderia fornecer ao Irã plutônio, uma alternativa ao urânio para a produção de armas.

O novo relatório trimestral da AIEA sobre o Irã, o primeiro do tipo desde a posse do presidente iraniano, Hassan Rohani, é publicado a poucos dias do início de uma nova rodada de negociações em Genebra entre a República Islâmica e o grupo "5%2b1" (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).