Jornal Correio Braziliense

Mundo

Henrique Capriles denuncia venda de reservas da Venezuela

Líder opositor denunciou que o governo está acertando um empréstimo de 3 bilhões de dólares para pagar a dívida do órgão regulador de divisas

Caracas - O líder opositor venezuelano Henrique Capriles denunciou nesta terça-feira (12/11) que o governo de Nicolás Maduro está vendendo reservas em ouro e ativos petroleiros para cobrir suas "necessidades de divisas".

Citando fontes de "dentro do próprio governo", Capriles afirmou em entrevista coletiva que a Petróleos de Venezuela (PDVSA) negocia a venta de "ações e dutos" de sua filial Citgo, com sede em Houston (Estados Unidos), totalizando 300 milhões de dólares.

Capriles revelou ainda que o governo de Maduro negocia com o banco americano Goldman Sachs "a venda de 1.450.000 onças de ouro das reservas internacionais (da Venezuela), que equivalem a mais de 1,8 bilhão de dólares", para atender a suas necessidades financeiras.

Leia mais notícias em Mundo

O líder opositor denunciou que o governo está acertando um empréstimo de 3 bilhões de dólares para pagar a dívida do órgão regulador de divisas - Cadivi - com parte dos importadores venezuelanos. Ao denunciar a "terrível situação econômica" da Venezuela, Capriles desafiou o governo a desmentir suas informações e responsabilizou Maduro por levar à Venezuela ao desabastecimento e à inflação, que este ano deve superar os 50%, a mais alta da América Latina.

"Que diga que isto não é verdade" - exclamou Capriles, dirigente da opositora Mesa da Unidade Democrática. Procurado pela AFP, o Banco Central da Venezuela (BCV) não comentou as informações.