Jornal Correio Braziliense

Mundo

Confrontos entre sauditas e imigrantes em Riad deixam 2 mortos e 68 feridos

As autoridades começaram a expulsar no início de novembro os clandestinos que não haviam regularizado sua situação no país

Riade - Duas pessoas morreram em confrontos em Riad entre sauditas, entre eles policiais, e centenas de imigrantes, nos primeiros incidentes deste tipo desde o início de uma campanha contra os clandestinos, anunciou a polícia neste domingo. Os distúrbios foram registrados nos bairros pobres de Manfuha, no sul de Riad, onde se concentram imigrantes de origem africana.

[SAIBAMAIS]A polícia não informou se os autores dos distúrbios eram estrangeiros em situação ilegal, mas anunciou em um comunicado de na noite de sábado ter "retomado o controle da situação". "Duas pessoas, incluindo um saudita, morreram, e outras 68 ficaram feridas, incluindo 28 sauditas" nestes confrontos, declarou o porta-voz da polícia, citado pela agência oficial SPA, que informou que 50 dos feridos deixaram o hospital.

Segundo ele, os imigrantes "tentaram montar barricadas nas ruas do bairro e começaram a atirar pedras contra os cidadãos e os residentes, ameaçando-os com armas brancas".

Leia mais notícias em Mundo

"Um grande número de lojas e de carros ficaram danificados", acrescentou o porta-voz, segundo o qual a polícia deteve "561 pessoas entre os instigadores destes distúrbios".

Na noite de sábado, as forças de polícia que foram mobilizadas como reforço bloquearam todas as saídas do bairro, segundo um fotógrafo da AFP.

As autoridades começaram a expulsar no início de novembro os clandestinos que não haviam regularizado sua situação depois da expiração do prazo de sete meses fixado para que o fizessem ou abandonassem o país.

Há uma semana, patrulhas da polícia buscam os estrangeiros que não regularizaram sua situação e muitos deles se escondem para evitar a prisão ou as multas.