Londres - Existe um princípio de acordo sobre a política nuclear iraniana que pode ser concluído na próxima rodada de negociações, declarou neste domingo o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague.
"Não há dúvida, como John Kerry afirmou durante a noite, de que os pontos de vista entre as diferentes partes estão mais próximos do que antes das discussões. Não perdemos o tempo. É vital conservar este impulso", declarou Hague ao se referir às negociações de Genebra entre as grandes potências e o Irã.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]"Sobre se isso vai ocorrer nas próximas semanas, há fortes probabilidades. Mas, como eu disse, são negociações extremamente difíceis e não posso dizer exatamente quando terminarão, mas tentaremos novamente nos dias 20 e 21 de novembro", na próxima rodada de negociações, acrescentou.
"Mantemos uma boa relação, uma relação de trabalho e pessoal com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif. É um negociador difícil, mas é muito construtivo. Acredito que quer resolver isso", explicou Hague.
Depois de três dias, as negociações em Genebra entre o Irã e seis grandes potências (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China, além da Alemanha) terminaram neste domingo sem acordo, mas abriram caminho para o próximo encontro, de 20 de novembro. Teerã, no entanto, ressaltou horas depois que não renunciará aos seus direitos nucleares.
A chegada na sexta-feira em Genebra de vários ministros das Relações Exteriores aumentou as esperanças de um acordo, mas as negociações se chocaram com as exigências de esclarecimentos de alguns participantes, em especial da França.