Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã começou a fabricação em série de míssil antibalístico e antiaéreo

Israel e os Estados Unidos costumam ameaçar Teerã com ações militares para dissuadir a República Islâmica de produzir uma bomba atômica

Teerã - O Irã começou a fabricar em série o míssil antibalístico e antiaéreo Sayad-2 (Predador-2), anunciou neste sábado o ministro da Defesa, Hossein Dehghan, na rede de televisão pública.

"É um míssil antibalístico e antiaéreo que pode ser utilizado contra os helicópteros, os aviões de combate e os drones" e funciona com combustível sólido, declarou o general Dehghan em uma cerimônia.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Trata-se de uma versão melhorada do Sayad-1, um míssil terra-ar de defesa antiaérea que, segundo Teerã, é capaz de alcançar alvos a média altitude e de burlar as interferências eletrônicas.

Em setembro, as forças armadas apresentaram 30 mísseis balísticos de tipo Sejil e Ghadr de um alcance anunciado de 2.000 quilômetros, que teoricamente são capazes de alcançar Israel e as bases militares americanas na região.

O Irã desenvolveu nos últimos anos seu programa balístico, fabricando muitos mísseis de diferentes alcances. Teerã afirma que eles não têm vocação ofensiva e que servem apenas para garantir sua defesa.

Israel e os Estados Unidos costumam ameaçar Teerã com ações militares para dissuadir a República Islâmica de produzir uma bomba atômica.