Jornal Correio Braziliense

Mundo

OPAQ diz que falta inspecionar uma instalação síria de armas químicas

A organização também informou que conseguiu inspecionar uma das duas instalações que estavam inacessíveis por razões de segurança

Haia - Os especialistas que têm a missão de destruir o arsenal químico sírio inspecionaram 22 das 23 instalações declaradas pela Síria, anunciou a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ). A organização informou que inspecionou uma das duas instalações que estavam inacessíveis por razões de segurança. "A missão conjunta da OPAQ e da ONU já inspecionou 22 das 23 instalações", afirma um comunicado.

[SAIBAMAIS]A inspeção foi gravada com câmeras de vídeo, utilizadas por funcionários sírios, sob controle da equipe de inspeção", destacou a OPAQ. "A localização geográfica exata e o horário da gravação das imagens foram certificadas por completo", completa a nota. Os inspetores da OPAQ e da ONU têm até meados de 2014 para destruir todo o arsenal químico sírio e as capacidades de produção do governo de Damasco, após um acordo diplomático entre Estados Unidos e Rússia concretizado em uma resolução das Nações Unidas. A OPAQ, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz, já destacou que os centros de produção de armas químicas foram inutilizados.