Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente Assad compara guerra na Síria com conflito argelino

Desde o início da revolta contra o regime de Assad, inicialmente pacífica, Damasco acusa os rebeldes de serem terroristas apoiados por estrangeiros

Damasco - O presidente sírio, Bashar al-Assad, comparou nesta quarta-feira (6/11) a guerra contra os rebeldes em seu país com as que devastaram a Argélia por uma década.

"As posições do povo argelino em favor da Síria não surpreende, uma vez que esse povo passou por um teste quase semelhante ao do povo sírio, que atualmente enfrentar o terrorismo", declarou Assad ao receber uma delegação argelina partidária do seu regime.



Desde o início da revolta contra o regime de Assad, inicialmente pacífica, Damasco acusa os rebeldes de serem "terroristas" apoiados por estrangeiros. A Argélia se absteve quando a Liga Árabe sancionou o regime.

A guerra civil que se alastrou na Argélia nos anos 1990 deixou cerca de 200.000 mortos, segundo dados oficiais. O conflito começou depois que o Exército suspendeu o processo eleitoral, após a vitória da Frente Islâmica de Salvação (FIS) no primeiro turno das eleições legislativas no final de 1991.