Washington - Barack Obama e a primeira-dama Michelle receberam, de forma inesperada, os turistas que chegavam à Casa Branca nesta terça-feira, dia em que as visitas foram retomadas.
"Como estão? É um prazer ver vocês", disse Obama, dando as boas-vindas aos visitantes que chegavam para percorrer os salões de gala da residência oficial, no coração de Washington.
Acompanhados de seus mascotes Bo e Sunny, Obama e Michelle apertaram as mãos e conversaram com os turistas, que ficaram entre surpresos e encantados. Um vídeo com as imagens foi disponibilizado no "site" da presidência.
Leia mais notícias em Mundo
As visitas turísticas à Casa Branca, suspensas desde 9 de março devido à austeridade orçamentária nos Estados Unidos, foram parcialmente abertas nesta terça. De agora em diante, a entrada será permitida três dias por semana, em horários reduzidos. Antes da interrupção, eram cinco.
Em março, o Escritório responsável pelas visitas à Casa Branca anunciou a suspensão "até nova ordem", devido a "reduções de pessoal pelos cortes orçamentários". Os cortes entraram em vigor no início de março pela falta de acordo no Congresso sobre como reduzir o déficit fiscal.
A chance de visitar a Casa Branca está garantida até pelo menos 15 de janeiro de 2014, quando expira a atual lei que impediu o bloqueio orçamentário.