Jornal Correio Braziliense

Mundo

Acordo internacional sobre questão nuclear é 'possível' ainda esta semana

Irã e as grandes potências devem se reunir na quinta-feira (7/11) em Genebra para um novo ciclo de negociações

Paris - Um acordo sobre o programa nuclear iraniano entre Teerã e a comunidade internacional poderá ser concluído ainda "esta semana" em Genebra, declarou nesta terça-feira (5/11) à televisão France 24 o chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif.


"Acredito que é possível alcançar este acordo esta semana, mas só posso me pronunciar sobre o nosso ponto de vista, não posso falar pela outra parte", indicou. O Irã e as grandes potências devem se reunir na quinta-feira em Genebra para um novo ciclo de negociações sobre o polêmico programa nuclear de Teerã. Mohammad Javad Zarif, que vai se reunir nesta terça-feira à noite em Paris com o chanceler francês, Laurent Fabius, ressaltou que ainda há muito trabalho pela frente para se chegar a um acordo.

Suas palavras vão no sentido oposto às declarações anteriores de autoridades iranianas, principalmente do presidente Hassan Rohani e do guia supremo Ali Khamenei, mais pessimistas a respeito de um resultado positivo. "Nós fizemos progressos, mas ainda existe muita desconfiança no Irã sobre o comportamento e a abordagem de alguns membros do grupo 5%2b1", disse o ministro iraniano.


Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]Esse grupo é composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, China e Rússia) e pela Alemanha.

"A confiança do povo iraniano (em relação a esse grupo) deve ser restabelecida. Precisamos entrar nestas negociações com os olhos abertos, mas com boa fé. Estamos prontos para um acordo", disse.


Ele reafirmou que seu país não deseja possuir uma arma nuclear, como suspeitam os países do 5%2b1. "Uma parte apenas não pode resolver esta questão, mas o Irã está pronto para sentar à mesa de negociações, como mostramos em nossos encontros anteriores", afirmou o alto funcionário iraniano. "Esta é a quarta série de discussões (desde a eleição do presidente Rohani), então, estamos mais otimistas em relação ao fato de que podemos progredir", ressaltou. "Se há uma vontade política de todas as partes para avançar, podemos ter um projeto de acordo", disse. "Nós fomos longe nas últimas conversas e precisamos atingir algumas novas etapas. É um longo trabalho, mas ainda temos muitos detalhes a discutir", concluiu o ministro.