Jornal Correio Braziliense

Mundo

Horacio Cartes anuncia que não irá a Cúpula do Mercosul em Caracas

Na cúpula de junho de 2012, três integrantes do Mercosul: Brasil, Argentina e Uruguai decidiram suspender o Paraguai

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, não assistirá à Cupula do Mercosul em Caracas, no próximo mês de dezembro, mas não descarta uma visita bilateral a convite do seu colega Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (4/11) o ministro paraguaio das Relações Exteriores, Eladio Loizaga.

"Até que o protocolo (que permitiu o ingresso da Venezuela) não seja aprovado pelo Congresso (paraguaio), não participaremos de qualquer reunião do Mercosul", afirmou Loizaga à Rádio 1020 AM.

"O protocolo de ingresso da Venezuela não foi ratificado e o presidente Cartes não recebeu qualquer convite do presidente Maduro para assistir à Cúpula", mas o líder venezuelano "fez um convite público para que nosso presidente visite seu país".

Leia mais notícias em Mundo

Na cúpula de junho de 2012, três integrantes do Mercosul: Brasil, Argentina e Uruguai decidiram suspender o Paraguai, o quarto sócio pleno do grupo, devido ao impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo, e imediatamente depois a Venezuela foi incorporada. O ingresso da Venezuela no bloco estava exatamente bloqueado pela falta de aprovação do Senado paraguaio, uma condição prevista nos estatutos do Mercosul.

"O presidente já se reuniu com Maduro (na Cúpula da Unasul) no Suriname. Uma visita bilateral não implica em qualquer rompimento com as questões constitucionais (paraguaias)", disse Loizaga sobre uma eventual viagem de Cartes à Venezuela em caráter bilateral.