Jornal Correio Braziliense

Mundo

Otan reúne 6 mil soldados em manobras na Polônia e países bálticos

As manobras deste ano visam principalmente treinar a Força de Reação Rápida da Otan (NRF), que conta com 13 mil homens

Varsóvia - Um grande exercício de forças aéreas, terrestres e marítimas da Otan - o maior desde 2006 - teve início neste sábado na Polônia e nos países bálticos, informou o ministério polonês da Defesa. O exercício, chamado "Steadfast Jazz", reúne 6 mil soldados de mais de 20 países, incluindo Ucrânia e Finlândia, e seguirá até 9 de novembro.

[SAIBAMAIS]As manobras deste ano visam principalmente treinar a Força de Reação Rápida da Otan (NRF), que conta com 13 mil homens e foi criada para reagir a crises em qualquer lugar do mundo.

"O objetivo deste exercício é garantir que nossa Força de Reação Rápida esteja preparada para defender todos os aliados, a chegar a todas as partes e a enfrentar todos os perigos", declarou neste sábado o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

Leia mais notícias em Mundo

"Este exercício será um desafio para o pessoal da Otan com situações complexas como ciber-ameaças, crimes de guerra, perturbações logísticas, ameaças a civis e outras dificuldades que podemos encontrar em operações futuras", declarou o general Hans-Lothar Domrose, comandante do estado-maior aliado em Brunssum (Holanda).

"Steadfast" é realizada pela 18; vez e segundo o ministério polonês da Defesa, a edição deste ano "abre uma série de importantes exercícios que se realizarão em diferentes países da Otan a cada dois anos".