Gaza - Um disparo de tanque israelense matou nesta quinta-feira um membro do braço militar do Hamas e feriu outro militante, informaram à AFP fontes médicas e de segurança palestinas.
A ação do Exército hebreu matou Rabieh Barikeh, que vigiava com outros homens os movimentos israelenses na fronteira com a Faixa de Gaza quando foram atacados.
Testemunhas revelaram que o tanque israelense e uma escavadora blindada entraram por cerca de 100 metros no território da Faixa de Gaza.
Uma porta-voz israelense disse à AFP "que se realiza um trabalho de identificação defensiva contra o túnel do terror", em referência à passagem subterrânea entre a Faixa de Gaza e Israel descoberta no mês passado pelas forças de segurança e que seria um ponto de partida para ataques.
O braço militar do Hamas, as brigadas Izzadine al-Qassam, afirmou no mês passado que cavou o túnel como parte de um plano para sequestrar soldados israelenses para trocá-los por palestinos em prisões de Israel.
Em junho de 2006, um grupo do Hamas e outros militantes entraram em Israel por um túnel similar, capturaram o soldado Gilad Shalit e o levaram à Gaza pela mesma passagem. O militar foi libertado em 18 de outubro de 2011 em troca de 1.027 palestinos presos em Israel.
A troca foi qualificada pelo Hamas de "vitória histórica".