Santiago - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, promulgou nesta terça-feira (29/10) uma lei que acaba com as cobranças extras pelas chamadas de longa distância nacional e unifica as tarifas na telefonia fixa.
"Hoje tenho a imensa alegria de informar que o projeto ;Todo o Chile com chamada local; é uma realidade", disse Piñera, ao promulgar a iniciativa no Palácio de Governo.
A lei começará a ser aplicada gradualmente, com um prazo máximo de 300 dias, no final dos quais ligar de qualquer cidade do Chile, que se estende por mais de 4.000 km, custará o mesmo. "Cada vez que você telefonar dentro de nosso país, o custo dessa chamada será igual ao que se você estivesse ligando para sua vizinha", explicou Piñera.
Leia mais notícias em Mundo
As novas tecnologias, de acordo com o presidente, possibilitaram que a distância não aumente os custos das ligações a telefones fixos. A medida, acrescentou, busca fortalecer a concorrência entre as companhias de telefones e "às famílias chilenas".
O fim das cobranças de longa distância está relacionado, além disso, ao constante aumento do número de telefones celulares. Atualmente no país há 24 milhões de telefones celulares, com uma população total de quase 17 milhões de habitantes.