Jornal Correio Braziliense

Mundo

UE pede que Estados Unidos restabeleçam confiança após espionagem

As informações foram dadas pela presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding

Washington - É urgente e crucial que os Estados Unidos tomem ações para restabelecer a confiança na União Europeia depois das revelações sobre espionagem, afirmou nesta terça-feira (29/10) a presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding.

"Os amigos e aliados não se espionam mutuamente. É urgente e crucial que nossos aliados americanos atuem para restabelecer a confiança", afirmou Reding em Washington, segundo texto de um discurso transmitido à imprensa. "Para que negociações ambiciosas e complexas tenham êxito, é necessário confiar em nossos sócios comerciais", acrescentou Reding no centro de análises Peterson Institute, em Washington. Reding assinalou que as recentes revelações de espionagem levantaram "graves preocupações" na Europa e "perturbaram e danificaram as relações com os Estados Unidos".

"A espionagem não é, em caso algum, um vetor de confiança", afirmou a também comissária europeia de Justiça. Além disso, segundo ela, muitos assuntos, como o tema da proteção dos dados informáticos, podem fazer "descarrilar" as negociações entre UE e os Estados Unidos sobre um acordo de livre comércio. "A proteção de dados não é burocracia ou uma barreira alfandegária. É um direito fundamental e, como tal, não é negociável".