Jornal Correio Braziliense

Mundo

Maior minoria étnica da Europa, ciganos são segregados e estigmatizados

Suspeita de envolvimento em adoções ilegais e mendicância contribuem com a má fama. Para especialista, eles se tornaram bodes expiatórios



A grega Louisa K., 45 anos, desempregada, mãe solteira, não tem problemas em admitir seu preconceito. ;Eu sou o tipo de pessoa que se acostumou a viver em um ambiente multinacional e ama todas as pessoas. Mas tenho que ser honesta contigo. Como mãe de uma criança de 6 anos, eu não desejaria que meu filho tivesse ciganos como colegas de sala de aula;, admitiu ao Correio, em entrevista pela internet, a moradora de Atenas. De acordo com ela, os ciganos têm comportamentos inaceitáveis para muitas famílias. ;Eles usam gírias, em vez de uma linguagem agradável, cospem e são sujos;, disparou. ;Os ciganos também têm a reputação de serem líderes em negócios de adoções ilegais, tanto na Grécia quanto no restante da Europa. O que não gosto neles é essa maneira de tentar fazer dinheiro por meio de esmolas, e não do trabalho;, acrescenta.

Para a norte-americana Carol Silverman, chefe do Departamento de Antropologia da Universidade de Oregon e especialista no tema, os ciganos têm sido usados como bodes expiatórios para os males da Europa. ;Maior minoria do continente, os ciganos são uma população vulnerável, com o mais baixo padrão de vida e com uma taxa de desemprego atingindo 80% em algumas regiões;, afirma. ;Em vez de focar em aliviar o sofrimento dessa parcela, a mídia, os governos e os partidos políticos xenófobos reviveram medos históricos dos ;ladrões de crianças e criminosos;;, emenda a antropóloga.

Segundo Silverman, essas fábulas exageradas desviaram a atenção de temas ligados à crise econômica, que afeta milhões de pessoas, e atraíram os olhos da opinião pública para uma ameaça fabricada. ;Esses velhos estereótipos revelam como os europeus transformam suas minorias em ;outros maliciosos;;, lamenta.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique