Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou por telefone nesta segunda-feira com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, abordando especialmente o Irã, anunciou a Casa Branca.
Os dois líderes conversaram sobre "os recentes progressos relativos ao Irã, as negociações entre israelenses e palestinos, e sobre outros temas regionais", informou a Presidência americana.
A conversa ocorre após o Irã retomar as negociações com as potências que integram o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) sobre seu programa nuclear.
Netanyahu alertou no último domingo que o Irã seria capaz de converter, em poucas semanas, urânio de baixa concentração em material adequado para uso em seu programa de armas, e pediu um aumento das pressões sobre Teerã, paralelamente às negociações.
Segundo a imprensa israelense, Netanyahu teme que Washington aceite um acordo, sem concessões reais de Teerã, e que alivie as sanções contra o Irã em resposta à "ofensiva de simpatia" lançada pelo novo presidente iraniano, Hassan Rohani.
A negociadora dos Estados Unidos para o programa nuclear iraniano, Wendy Sherman, pediu na última sexta-feira ao Congresso que o país se abstenha de seguir reforçando as sanções econômicas contra Teerã para facilitar as negociações, que estão programadas para continuar nos dias 7 e 8 de novembro em Genebra.