Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA apoiam 'direito universal' das mulheres sauditas de dirigir

Ela foi consultada a respeito de uma campanha de militantes sauditas que incitava as mulheres a assumir o volante no dia 26 de outubro

Washington - A porta-voz do Departamento de Estado afirmou nesta segunda-feira (28/10) que os Estados Unidos apoiam o "direito universal" das mulheres de dirigir, ao ser consultada sobre a proibição vigente na Arábia Saudita, aliada de Washington, que militantes tentam reverter.

"Somos a favor da plena integração da mulher na sociedade saudita. Todos os povos do mundo compartilham os mesmos direitos universais de se reunir e se manifestar pacificamente, e expressamos nossas preocupações em matéria de direitos humanos ao governo saudita, pois, evidentemente, apoiamos a possibilidade (para as mulheres) de dirigir", disse a porta-voz Jennifer Psaki.



Ela foi consultada a respeito de uma campanha de militantes sauditas que incitava as mulheres a assumir o volante no dia 26 de outubro, mesmo que esta convocação tenha sido cancelada na última hora para evitar um confronto com as autoridades.

No sábado, 16 mulheres foram detidas na Arábia Saudita, onde as autoridades aplicam com rigidez a lei islâmica. "Com certeza, apoiamos o direito de as mulheres, em qualquer parte do mundo decidirem sobre sua vida e seu futuro (...) e serem beneficiadas por um acesso igual aos serviços públicos", acrescentou Psaki.