Jornal Correio Braziliense

Mundo

Putin garante que gays se sentirão bem nos Jogos de Sochi de 2014

Putin resolveu colocar panos quentes na polêmica desencadeada pela aprovação em junho de uma lei que reprime a "propaganda gay" no país

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira (28/10) que todos participantes das Olimpíadas de Inverno de Sochi-2014 "se sentirão bem, qualquer que seja sua orientação sexual".

Putin, que deu esta declaração em meio à visita na cidade de Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), resolveu colocar panos quentes na polêmica desencadeada pela aprovação em junho de uma lei que reprime a "propaganda gay" no país.

"Estamos fazendo de tudo para que atletas, espectadores e visitantes se sintam bem nos Jogos Olímpicos, qualquer que seja sua nacionalidade, origem étnica ou orientação sexual", disse o presidente em discurso divulgado na televisão russa.

Representantes do (COI) e de federações russas de modalidades da olimpíadas de inverno visitaram a cidade situada entre o mar Negro e as montanhas do caucásio a 100 dias do evento, que acontecerá de 7 a 23 de fevereiro do ano que vem.



Desde que a controversa lei que pune por multas ou até penas e prisão a "propaganda gay" diante de menores de idade, vário atletas, artistas e até ministros de países do mundo inteiro fizeram críticas duras a Putin, sendo que alguns fizeram apelos para o boicote dos Jogos.

Há duas semanas, 15 atletas norte-americanos e europeus, inclusive o ex-tenista Andy Roddick, pediram para que Thomas Bach assuma uma posição firme sobre o assunto, alegando que a lei russa "é uma violação clara" da carta olímpica, que proíbe "qualquer forma de discriminação".