Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder da Frente Al-Nosra está vivo, afirmam 'jihadistas' sírios

Beirute - O líder da Frente Al-Nosra, Abu Mohamed Al Joulani, um "jihadista" que jurou lealdade à Al-Qaeda, está vivo e em bom estado de saúde, afirmou o grupo em um comunicado neste sábado, desmentindo informações da TV estatal síria sobre sua morte.

"O que foi anunciado apenas por um canal de televisão, o assassinato do emir da Frente Al-Nosra, é uma mentira", declarou o grupo "jihadista".

Segundo a TV estatal síria, "o terrorista Abu Mohammed al-Joulani, chefe da Frente Al-Nosra, ligada à Al-Qaeda, foi morto na campanha de Latakia", no oeste do país.

Em abril passado, Al-Joulani havia anunciado sua fidelidade ao líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. Em maio, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) chegou a indicar que Al-Joulani tinha sido ferido na perna em um bombardeio no sul da região de Damasco. A Frente Al-Nosra negou a informação.

Classificada como "organização terrorista" por Washington, a Frente Al-Nosra ficou conhecida por seus atentados suicidas na Síria, antes de se tornar uma temível força armada combatendo ao lado dos insurgentes contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

Esse grupo, formado por combatentes sírios e por voluntários estrangeiros, tem como objetivo instaurar um Estado islâmico na Síria, algo rejeitado pelo Exército da Sírio Livre (ESL), principal integrante da rebelião.