Jornal Correio Braziliense

Mundo

Casa Branca quer evitar novas sanções ao Irã no Congresso americano

"Acreditamos que é o momento de fazer uma pausa para ver se as negociações podem se potencializar", declarou a subsecretária de Estado Wendy Sherman

O governo americano recomendou ao Congresso, nesta sexta-feira (25/10), que evite adotar novas sanções econômicas a Teerã, visando a favorecer as negociações internacionais em novembro, em Genebra.

"Acreditamos que é o momento de fazer uma pausa para ver se as negociações podem se potencializar", declarou a subsecretária de Estado Wendy Sherman, encarregada das negociações com o Irã, em entrevista à rede pública Voice of America.

"Começamos a nos entender, a ver as necessidades de cada um e as aspirações dos povos de cada um dos nossos países", explicou Wendy.

Depois de uma primeira série de contatos em Genebra, em 15 e 16 de outubro, Wendy Shernam manifestou um otimismo cauteloso e pediu moderação ao Congresso.



Em julho, a Câmara de Representantes votou novas restrições ao comércio com o Irã, mas o texto está à espera de um acordo com os membros do Senado. Ainda não foi marcada uma data para o início dos debates.

As negociações do grupo dos 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) com o Irã serão retomadas em 7 e 8 de novembro em Genebra.