Um terremoto de magnitude 7,3 sacudiu a costa leste do Japão na tarde desta sexta-feira (25/10) - horário de Brasília -, mas nenhum tsunami era esperado, informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
O sismo foi registrado a uma profundidade de 10 km às 3h10 de sábado (15h10 de sexta-feira, hora de Brasília), 320 km a sudeste de Ishinomaki, município de Miyagi, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O USGS havia informado inicialmente que a magnitude do tremor tinha sido de 7,5, e emitiu um alerta verde em seu site na internet, indicando uma probabilidade baixa de mortes ou grandes danos materiais.
O leste do Japão, uma região sismologicamente ativa, foi sacudido por um terremoto de magnitude 6,5 no mês passado e os tremores foram sentidos a 600 quilômetros, em Tóquio.
Mais de 18 mil pessoas morreram quando um terremoto submarino de magnitude 9 deu origem a um tsunami que varreu a costa nordeste do Japão, em março de 2011, na pior catástrofe registrada no pós-guerra no país.
Os sistemas de resfriamento da usina nuclear de Fukushima foram destruídos, provocando a fusão dos reatores e obrigando dezenas de milhares de pessoas a fugir do local.