Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA: vigia é indenizado após ameaças por jogar spray de pimenta

Pike disse ter recebido 17 mil e-mails, 10 mil mensagens de texto e centenas de cartas com ameaças, após a divulgação na internet de um vídeo no qual ele joga spray de pimenta nos manifestantes da Universidade da Califórnia

O tenente John Pike, segurança da Universidade da Califórnia no campus Davis, suspenso por jogar spray de pimenta em estudantes durante manifestações anti-Wall Street em 2011, foi indenizado em US$ 38 mil por "sofrimento psicológico" - informou a instituição nesta quinta-feira.

Pike disse ter recebido 17 mil e-mails, 10 mil mensagens de texto e centenas de cartas com ameaças, após a divulgação na internet de um vídeo no qual ele joga spray de pimenta nos manifestantes da Universidade da Califórnia - Davis (UC Davis, oeste de Sacramento).

Pike foi afastado de suas funções após o incidente e depois entregou o cargo na Polícia da instituição, em julho de 2012.

Em junho passado, ele entrou com um pedido de indenização contra a universidade, alegando sofrer problemas nervosos e psicológicos desde o episódio e das ameaças que se seguiram.



A UC Davis concordou em pagar 38.055,79 dólares a Pike, confirmou à AFP o porta-voz da instituição, Andy Fell.

Em setembro de 2012, a UC Davis também aceitou indenizar 21 estudantes atingidos pelo gás nesse mesmo incidente. Cada um recebeu US$ 30 mil.