Nova York - Os países árabes pediram neste sábado à Arábia Saudita que mude de postura e aceite ser membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas a partir de 1; de janeiro.
Os embaixadores dos países árabes na ONU fizeram esse apelo em um comunicado redigido em uma reunião organizada depois do anúncio de Riad de que não ocuparia o assento oferecido no Conselho de Segurança, principalmente devido e desacordos relacionados à gestão do conflito na Síria.
O governo da Arábia Saudita deveria "aceitar seu lugar no Conselho de Segurança e continuar sua corajosa missão de defender nossos interesses, particularmente no âmbito do Conselho de Segurança", indica o comunicado divulgado pelos países árabes.
A Arábia Saudita tinha se negado na sexta a ingressar no Conselho de Segurança, em uma decisão sem precedentes como protesto pela "impotência" desse organismo diante do drama sírio.
Leia mais notícias em Mundo
O Conselho, que tem 15 membros, renova a cada ano cinco de seus dez membros não permanentes, com base em critérios regionais. Arábia Saudita, Chile, Chade, Nigéria e Lituânia foram escolhidos na quinta-feira para um mandato de dois anos que começará no dia 1; de janeiro.