Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta sexta-feira um ex-chefe do serviço jurídico do Pentágono, Jeh Johnson, para dirigir o Departamento de Segurança Interna.
Johnson sucederá a Janet Napolitano, que entregou o cargo no início de setembro, depois de quatro anos e meio à frente do departamento. A pasta foi criada após os atentados do 11 de Setembro.
Em seu trabalho anterior, Johnson "ajudou no desenho e na implementação de muitas das políticas que mantiveram nosso país seguro, o que inclui o sucesso para desmantelar o núcleo da Al-Qaeda e do Al-Fatah", afirmou Obama, em cerimônia na Casa Branca.
Leia mais notícias em Mundo
"Esteve aqui na casa durante a situação. Na mesa, nos momentos de tomadas de decisão", declarou o presidente, destacando que "desde que entrei no gabinete, Jeh foi um membro absolutamente chave da minha equipe de Segurança Nacional".
Johnson disse que não poderia recusar a nomeação, mesmo já tendo deixado o governo para retornar à iniciativa privada. Sua nomeação deverá ser confirmada pelo Senado.