Jornal Correio Braziliense

Mundo

Suspeito norueguês em ataque de Nairóbi se chama Hassan Abdi Dhuhulow

Informação foi dada por uma investigação da BBC



[SAIBAMAIS]O PST, o serviço de inteligência norueguês, anunciou em 10 de outubro a abertura de uma investigação para estabelecer o possível envolvimento de um nacional norueguês de origem somali no planejamento e na execução do ataque, reivindicado por insurgentes islamitas shebab somalis vinculados à Al-Qaeda. O PST também indicou que investigadores noruegueses se deslocaram a Nairóbi para colaborar com seus colegas quenianos.

Segundo a BBC, Hassan Abdi Dhuhulow seria um dos quatro homens do comando islamita identificado pelos investigadores. Um parente do jovem negou estas informações à rede de televisão norueguesa, mas indicou que Hassan Abdi Dhuhulow chegou à Somália há algum tempo, sem especificar quando ou o motivo. Na manhã desta sexta-feira (18/10), a AFP não conseguiu contactar diretamente o serviço de inteligência norueguês ou a família do jovem.

O ataque ao Westgate começou no dia 21 de setembro e se prolongou por vários dias, deixando ao menos 67 mortos e 23 desaparecidos. Com base nas imagens das câmeras de segurança, as autoridades quenianas revisaram em baixa o número estimado de membros do comando que realizou o ataque, passando dos 10 a 15 islamitas iniciais para entre seis e quatro.