Ao menos 700 emigrantes tentaram chegar à Europa, sem sucesso, nas últimas 48 horas partindo do Marrocos em direção à Espanha, informaram nesta quinta-feira as autoridades marroquinas.
"O dispositivo montado pelas autoridades marroquinas ao longo do litoral norte (...) permitiu durante as festas do A;d al-Adha (quarta e quinta-feira) abortar cerca de vinte tentativas de emigração ilegal envolvendo mais de 700 pessoas", revelou o ministério do Interior em um comunicado.
Entre estes emigrantes, um grupo de 300 pessoas "tentou, nesta quinta-feira (17/10), forçar a passagem" para o enclave espanhol de Ceuta, segundo as autoridades.
O ministério do Interior informou que ao menos sete membros das forças auxiliares marroquinas ficaram feridos em confrontos com emigrantes que tentavam chegar a Ceuta, e que cerca de 100 pessoas foram detidas.
Um porta-voz da prefeitura de Ceuta disse à AFP que um grupo de cerca de "400 emigrantes subsaarianos" tentou entrar no enclave "entre 07H00 e 08H00 local (02H00 e 03H00 Brasília) mas foi impedido pelas forças de segurança marroquinas".