Oslo - Uma maioria dos bispos noruegueses se mostrou a favor do casamento religioso entre homossexuais, anunciou a Igreja da Noruega nesta quinta-feira (17/10), a seis meses da celebração de um sínodo que se pronunciará sobre este tema. Durante uma reunião da Igreja Luterana norueguesa, oito bispos se disseram partidários de autorizar as uniões religiosas entre as pessoas de mesmo sexo, frente a quatro que se opuseram.
[SAIBAMAIS]Conscientes de que esta questão provoca divisões dentro da Igreja, a maioria propôs que, em um primeiro momento, se introduza uma liturgia simples que acompanhe o casamento civil, algo que a minoria dos bispos conservadores também é contrária. O tema será discutido no próximo sínodo da Igreja da Noruega, em abril de 2014.
A Noruega é um dos países mais liberais da Europa em termos de direitos dos homossexuais. Tanto o casamento civil quanto a adoção por parte de casais gays são permitidos desde 2009, e a Igreja também autoriza a ordenação de homossexuais. Sua vizinha Suécia vai mais longe, pois já permite o casamento religioso entre pessoas do mesmo sexo desde 2009.