Jornal Correio Braziliense

Mundo

Escritora neozelandesa de 28 anos ganhao prêmio Man Booker Prize

Londres - A escritora neozelandesa Eleanor Catton, de 28 anos, foi a pessoa mais jovem a ser agraciada com o Man Booker Prize por seu romance "The Luminaries".

Nascida em 1985, Eleanor recebeu nesta terça-feira o prêmio, em uma cerimônia em Londres, tornando-se a segunda autora desse país a ser laureada. O Booker Prize é atribuído a uma obra de ficção escrita em inglês por um autor da Commowealth.

O romance conta a história do caçador de fortunas Walter Moody, durante a corrida pelo ouro na Nova Zelândia, em meados do século XIX. O presidente do júri, Robert Macfarlane, descreveu a obra de 832 páginas, a mais extensa a ganhar a honraria, como "deslumbrante". "É um magnífico romance", afirmou.

"Impressiona por sua complexidade estrutural, cativante por sua maneira de narrar e mágica em sua evocação de um mundo de cobiça", acrescentou, ressaltando que "a maturidade dessa obra está presente em cada frase, realmente em cada frase".

A mulher do príncipe Charles, duquesa da Cornuália, Camilla Parker-Bowles, entregou o prêmio de 60 mil euros a Eleanor. A jovem nasceu no Canadá, quando seu pai estudava no país norte-americano.

O Man Booker Prize é a mais importante distinção britânica para ficção e um dos mais importantes prêmios do mundo literário. A britânica Hilary Mantel, o australiano Peter Carey, a canadense Alice Munro e o sul-africano J.M. Coetzee estão entre os vencedores do Man Booker Prize em seus 45 anos de existência.