Uma reunião bilateral entre autoridades dos Estados Unidos e do Irã foi realizada nesta terça-feira (15/10) em Genebra, em paralelo às negociações 5%2b1 (Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China, França e Alemanha) sobre o programa nuclear iraniano, indicaram fontes oficiais de ambos os lados.
A secretária de Estado adjunta para Relações Políticas, Wendy Sherman, se reuniu durante uma hora na ONU com o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, e com sua delegação, indicou uma fonte americana. "A discussão foi útil", acrescentou um alto funcionário americano, indicando que o diálogo vai ser mantido em uma reunião plenária na quarta.
Esse tipo de reunião bilateral entre americanos e iranianos durante as negociações plenárias entre o Irã e os 5%2b1 é extremamente rara. O último encontro tinha sido em 2009.
No mês passado, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, foi realizado um encontro entre o chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javaz Zarif, e o secretário de Estado, John Kerry.
O encontro desta terça à noite em Genebra faz parte dos recentes contatos bilaterais, que incluem a conversa por telefone entre o presidente Barack Obama e seu homólogo iraniano Hassan Rohani, durante a Assembleia Geral da ONU, e a reunião entre Kerry e Zarif. "Ela mostra o nosso compromisso constante no contexto do 5%2b1", afirmou a autoridade americana.
Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki afirmou, ao se referir às discussões em Genebra, que há "informações suficientes para que haja discussões técnicas". "Pela primeira vez, nossa equipe teve discussões muito detalhadas", ressaltou a porta-voz, lembrando que ninguém conta com um resultado do dia para a noite.