Jornal Correio Braziliense

Mundo

Senado dos Estados Unidos disposto a suspender sanções contra o Irã

Dez senadores escreveram ao presidente Obama para informar sobre sua posição, em carta

Um grupo de influentes senadores dos Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (14/10) estar dispostos a suspender a avaliação de uma nova série de sanções contra o Irã se Teerã aceitar interromper o enriquecimento de urânio.

Dez senadores, entre eles o presidente democrata da comissão de Assuntos Exteriores, Robert Menendez, e o republicanos John McCain, escreveram ao presidente Barack Obama para informar sobre sua posição, em uma carta divulgada nesta segunda-feira, véspera do início das negociações em Genebra entre os países do grupo P5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) e o Irã.



Se Teerã aceitar cooperar plenamente com a Agência Internacional de Energia Atômica, cumprir com suas responsabilidades dentro do Tratado de Não-Proliferação, acatar todas as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e interromper imediatamente qualquer atividade para enriquecer urânio, os senadores disseram estar dispostos a aguardar um pouco antes de adotar uma nova série de sanções.

A Câmara de Representantes adotou em julho um texto reforçando as sanções americanos contra o Irã e o Senado tinha previsto votá-las. As novas sanções previstas apontam em particular para o setor automobilístico e as reservas de divisas do governo iraniano.