[SAIBAMAIS]Esta operação, que deixou um morto, o fotógrafo Fernando Pereira, de 35 anos, provocou um enorme escândalo internacional. Willcox, que está sob prisão preventiva por dois meses, assim como outros membros da tripulação, já foi condenado a pagar uma multa de 20.000 rublos (450 euros) por se negar a obedecer as autoridades.
A tripulação era composta por pessoas provenientes de 18 países diferentes, entre eles Rússia, Estados Unidos, Argentina, França, Brasil, Holanda e Reino Unido, mas apenas a Holanda solicitou publicamente que estas pessoas fossem libertadas.
O "Artic Sunrise" foi abordado e posteriormente rebocado por um comando transportado por helicóptero da guarda-costeira russa no Mar de Barents (Ártico russo) depois que vários de seus tripulantes, a bordo de botes infláveis, se aproximaram de uma plataforma petroleira russa e tentaram escalá-la para, segundo eles, colocar uma bandeira denunciando os riscos ecológicos.
Toda a tripulação do barco - 28 militantes do Greenpeace, 26 deles estrangeiros, e dois jornalistas freelancer - foi acusada de "pirataria em grupo organizado" e pode ser condenada a 15 anos de prisão. Na última quarta-feira, o comitê investigador russo anunciou que estudava novas acusações por crimes agravados contra a tripulação, afirmando que foram apreendidos produtos entorpecentes a bordo do "Artic Sunrise".