Jornal Correio Braziliense

Mundo

Morre escritor cubano-americano Oscar Hijuelos, autor de 'Os Reis do Mambo'

Hijuelos passou mal em uma quadra de tênis de Manhattan no sábado (12/10) e não recuperou a consciência

Nova York - Oscar Hijuelos, o escritor cubano-americano conhecido pelo livro "Os Reis do Mambo Tocam Canções de Amor", vencedor do Prêmio Pulitzer, morreu em Nova York aos 62 anos, anunciou a esposa Lori Marie Carlson ao jornal New York Times. Hijuelos sofreu um colapso em uma quadra de tênis de Manhattan no sábado (12/10) e não recuperou a consciência, segundo a viúva.

O escritor nasceu em 1951 em Nova York, filho de imigrantes cubanos. Foi o primeiro hispânico a receber o Prêmio Pulitzer, em 1990, por "Mambo Kings", seu segundo romance. O livro, traduzido para 25 idiomas, foi adaptado para o cinema em 1992, com Antonio Banderas e Armand Assante como protagonistas.



"Os Reis do Mambo" narra as aventuras de dois irmãos cubanos, César e Néstor Castillo, que se mudam para os Estados Unidos nos anos 50, no auge do estilo musical. Outros livros de Hijuelos abordam a vida dos cubano-americanos, como "The Fourteen Sisters of Emilio Montez O;Brien" (1993), "A Simple Habana Melody" (2002) e "Beautiful Maria of my Soul" (2010).