Bagdá - Mais de uma dezena de ataques atingiram neste domingo (13/10) o Iraque, mataram ao menos nove pessoas e deixaram mais de 70 feridos, indicaram autoridades de segurança, quando o número de mortos em episódios de violência desde o início do ano se aproxima de 5.000.
Dez carros-bomba e três dispositivos colocados à beira de estradas atingiram oito regiões diferentes do Iraque, sete delas ao sul de Bagdá. No ataque mais mortífero, um carro-bomba explodiu perto de uma estação de ônibus na cidade de Kout, matou quatro pessoas e deixou 15 feridos, segundo fontes policiais e médicas. Estes novos episódios de violência ocorrem um dia depois de ataques que deixaram ao menos 16 mortos.
Um dos atentados deste domingo tomou como alvo um grupo de pessoas que se dirigiam ao cemitério para enterrar um de seus parentes mortos no atentado de Samarra na véspera. Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas, segundo fontes policiais e médicas.
A violência registrou uma alta importante desde o início de 2013, alcançando seu nível de 2008, com balanços mensais que oscilam agora entre 800 e 1000 mortos.
Os ataques deixaram mais de 280 mortos desde o início de outubro e mais de 4.950 desde o início do ano, de acordo com um balanço realizado pela AFP a partir de fontes policiais e médicas.