Jornal Correio Braziliense

Mundo

Explosões em fábrica de fogos de artifício matam 24 pessoas no Vietnã

Acidente ocorreu em zona militar e forçou a evacuação de 2 mil pessoas

Hanói - Ao menos 24 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas em explosões registradas no sábado (12/10) em uma fábrica de fogos de artifício, situada em um complexo militar do norte do Vietnã, informou neste domingo a polícia local. "Ao menos 24 pessoas morreram e identificamos 16 corpos", declarou à AFP Pham Quang Minh, da polícia da província de Phu Tho, onde se encontra a fábrica. Mais de 20 pessoas ficaram feridas.



No sábado (12/10), uma fonte militar que pediu o anonimato informou sobre 21 mortos e 98 feridos, a maioria com queimaduras. Nenhum balanço oficial foi fornecido. O acidente, que ocorreu na manhã de sábado em uma zona militar chamada de Z121, a 120 km de Hanoi, forçou a evacuação de 2000 pessoas, que já puderam retornar para suas casas, em sua maioria.

"Segundo uma investigação preliminar, explosivos armazenados detonaram sozinhos, provocando um incêndio e outras explosões no local", disse Pham Quang Minh, que explicou que na fábrica havia explosivos e fogos de artifício armazenados.

O ministro da Defesa, Phung Quang Thanh, se dirigiu ao local do acidente na noite de sábado e pediu ajuda de urgência para as famílias das vítimas.