Beirute - Violentos combates eram travados nesta sexta-feira (11/10) entre o Exército e os insurgentes perto de uma suposta instalação química na província de Aleppo (norte), informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A instalação é um complexo militar que se encontra próximo a Sfire, uma cidade ao leste da metrópole Aleppo que é controlada pelos jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), ligado à Al-Qaeda e a outras organizações islamitas.
[SAIBAMAIS]Segundo o OSDH, suspeita-se que haja armas químicas nessa instalação, assim como grande quantidade de armas e forças militares. Uma missão da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) está na Síria desde 1; de outubro para supervisionar o desmantelamento do arsenal químico do país pelas autoridades sírias.
Leia mais notícias em Mundo
Esses confrontos expõem os riscos que correm os integrantes dessa missão, que deve inspecionar 20 instalações nas próximas semanas. Algumas delas estão em "zonas perigosas".
Nesta sexta à tarde, o Exército tomou a aldeia de Abu Jrein, perto de Sfire, facilitando seu avanço para a cidade rebelde. Apoiado pelo Hezbollah libanês, o Exército voltou a tomar hoje duas localidades próximas a um lugar sagrado xiita nos arredores de Damasco, fortalecendo seu controle nessa área, ainda segundo o OSDH.
O Observatório é uma organização não governamental com sede na Grã-Bretanha que se baseia em informações fornecidas por uma rede de militantes na Síria.