Islamabad - A Justiça paquistanesa concedeu nesta quarta-feira (9/10) a liberdade sob fiança ao ex-presidente Pervez Musharraf, há vários meses sob prisão domiciliar, anunciaram os advogados. "A Suprema Corte concedeu liberdade sob fiança ao ex-presidente Musharraf no caso do chefe rebelde Akbar Bugti", que morreu em uma operação militar em 2006, quando Musharraf estava no poder, anunciaram os advogados em um comunicado.
Mas a Justiça reabriu os processos pendentes de seus anos no poder e o acusou de ter assassinado em 2006 Akbar Bugti, chefe rebelde da província do Baluquistão (sudoeste), e a ex-primeira-ministra Benazir Bhutto no ano seguinte, entre outros casos. Musharraf viveu uma prisão domiciliar de luxo em sua mansão nos arredores de Islamabad, onde escrevia suas memórias, e comia apenas o que seu chef cozinhava, por medo de ser envenenado.
Cerca de 300 policiais, paramilitares, soldados, francoatiradores e forças antiterroristas estiveram mobilizados ao redor do edifício para proteger o preso Musharraf.